Blog

14. set, 2016

A Educação Física já foi vista como uma forma de preparar jovens para defender o pais, fortalecer o físico de trabalhadores ou até mesmo para buscar talentos no mundo esportivo. Hoje os conceitos mudaram completamente, a Educação Física deixou de ser algo que excluia as pessoas, agora se inclui de todo tipo ,respeitando todas as diversidades. Integra várias dicíplinas, com o objetivo de formar cidadãos capazes de realizar atividades corporais, respeitar o próximo, ir contra a violência e adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação, além de ter consciência crítica em relação a imposição de padrôes de saúde, beleza e estética.

As aulas de Educação Física acompanham os alunos em quase toda sua vida escolar. Seu objetivo é realizar a construção de uma autoimagem positiva, descobrir o próprio corpo ,expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, tudo isso utilizando a linguagem corporal, que está aliada a outras linguagens, como a música e a dança.

O termo Educação Física foi usado pela primeira vez na Inglaterra, e não possuia um caráter militar de disciplina e treinamento. Com o passar do tempo e crescimento da classe média, o esporte passou a ser praticado por todos o que levou ao surgimento de clubes e associações desportivas. Essa espansão de deu a partir do fim do século XIX, época em que a educação passa a ser entendida como preparação dos jovens para a vida, tomando o esporte como um meio para a educação, contribuindo para formação física e moral.

Surge dai o conceito de Esporte Educação que se baseia em alguns princípios básicos, como preservação da individualidade, as experiências de ação e reflexão, a busca da autonomia e da liberdade, o desenvolvimento por meio da criatividade, a participação da realidade pessoal e social, a cooperação, o respeito, valorização de culturas e a busca de identidade.